Projeto Digitalização e Difusão do Acervo do Teatro da Barra/ES

O Teatro da Barra/ES – TBES, fundado em 1974, com sede na Barra do Jucu, na cidade de Vila Velha – ES, reúne um acervo composto por textos do grupo, clippings, programas de espetáculos, registros audiovisuais, fotografias, documentos pessoais de seus fundadores e materiais de outros grupos e profissionais do teatro que dialogaram ao longo do tempo com a entidade.

O acervo está inventariado por meio da publicação do instrumento de pesquisa: Teatro da Barra/ES – Inventário Analítico, de autoria de Paulo Spurgeon DePaula, Joanna DePaula Filgueiras e André Malverdes. O acervo permite não só o resgate da trajetória do Teatro da Barra/ES como também vislumbrarmos a história do teatro capixaba. Tal acervo é rico em documentos relativos às atividades cênicas da Entidade no Espírito Santo, além de alguns documentos que fazem referências ao teatro nacional e internacional.

Além disso, conta com os acervos de Bob de Paula (1952-2002) e Paulo DePaula, fundadores e grandes dramaturgos da história do teatro capixaba. Nos acervos dos seus fundadores destacam-se correspondências, cartas, certificados, artigos publicados (ou não), anotações e todo documento que expresse a experiência vivida de ambos, destacando a sua importância para história do teatro capixaba.

O objetivo do projeto é digitalizar e tratar tecnicamente (higienizar e acondicionar) o acervo mantido pelo TEATRO DA BARRA /ES. Trata-se dos bens de natureza arquivística mantidos pelo TEATRO DA BARRA/ES (documentos textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais de valor histórico-cultural).

O tratamento e a digitalização de cada item documental proporcionarão maior visibilidade ao acervo histórico do Teatro da Barra/ES, além de preservar os documentos originais evitando o seu manuseio. O acervo necessita da sua digitalização para divulgação e ampliação do acesso pela comunidade em geral, artistas, etc, bem como de seu acondicionamento, visando preserva-lo ao longo do tempo, tendo em vistas que são documentos permanentes e de alto valor cultural.

Confira abaixo as fotos do 1º e 2º dia de oficina: