Uma Galeria a céu aberto na Barra do Jucu!

A Barra do Jucu, bairro de Vila Velha, se afirma cada vez mais como polo de arte e cultura no cenário capixaba. A comunidade, uma vila antiga de pescadores, se transformou numa verdadeira escola de arte e cultura. Cursos e oficinas gratuitos de várias expressões artísticas ofereceram à comunidade e aos visitantes a oportunidade de adentrar e conhecer nas nuances e na linguagem própria do mundo da arte.
Parte da movimentação cultural que ocorreu no bairro deve-se à execução do Projeto Galeria Livre, aprovado no Edital 016 de Projetos Setoriais de Artes Visais, da Secretaria Estadual de Cultura Secult-ES), com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). O projeto foi realizado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, organização da comunidade que vem trabalhando para resgatar diversas manifestações culturais locais. Ao todo foram realizadas oito oficinas, que aconteceram principalmente aos sábados: Desenho de observação, Fotografia, Confecção de máscaras, Arte mural e grafite, Pintura para crianças e adultos, Técnicas de impressão, e Produção audiovisual.
As oficinas tiveram início no começo de julho e seguiram até o mês de setembro, quando aconteceu a segunda etapa do projeto.

Nesta fase, diversos artistas de renome no cenário cultural foram selecionadas para pintar suas obras em muros da comunidade, transformando a Barra do Jucu em uma Galeria Livre e a céu aberto. Confira as fotos e vídeos.

Galeria Livre – Muros

Confira os muros que transformaram a Barra do Jucu em uma galeria de arte a céu aberto.

Galeria Livre – Muros de 2021

Oficina de Pintura

Desenvolvimento de técnicas e procedimentos em pintura e desenho. Instrutor: Júlio Tigre

Oficina de Desenho de Observação

O desenho livre como meio de comunicar e compreender o espaço e suas relações: formas, figuras, perspectivas, linhas, texturas, malhas, tramas, luzes, sombras. Instrutor: Paulo Cezar Pinheiro Guedes.

Oficina de Fotografia

Aspectos da história da fotografia e das câmeras fotográficas, Técnicas básicas de fotografia, Manipulação de equipamento e Linguagem fotográfica. Identidade e memória, fotografia etnográfica. Instrutora: Inara Novaes Macedo.

Oficina de Técnicas de Impressão Artística

Estudar a história, a técnica, o desenvolvimento, e a aplicabilidade contemporânea de três técnicas de impressão de imagem: gravura, estêncil e serigrafia. Instrutor: Tomaz Musso

Oficina de Máscaras

Técnicas de confecção de máscaras, breve histórico da brincadeira de mascarados no carnaval da Barra do Jucu. Instrutor: Marcos Vinicus Machado de Oliveira

Oficina de Audiovisual

Oficina de Audiovisual. Instrutor: Juliana Gama

Oficina de Grafitti

Oficina de Grafitti. Instrutor: Claudio Trippa

[1221,1222,1223,1224,1225,1226,1227,1228,1229,1230,1231,1232,1233 _i=”1″ _address=”1″ /]