Chora Barra

Participe das oficinas de Pandeiro, Violão e Cavaquinho!

As oficinas fazem parte do projeto “Chora Barra” e serão realizadas na sede do Museu Vivo, localizada na Av. Ana Penha Barcelos, nº 37, 2º andar, Barra do Jucu, Vila Velha – ES.

O que é o Projeto “Chora Barra”?

Encontro, Memória e Formação de Chorinho na Barra do Jucu:

O projeto realiza de Encontro de Chorinho da Região Metropolitana, precedido de levantamento de memória com homenagem ao Mestre falecido Francisco Firme – Seu Chiquinho e formação de grupo de choro, através de oficinas musicais de chorinho, utilizando instrumentos como o pandeiro, violão e cavaquinho.

Sendo o Museu Vivo da Barra do Jucu um importante Ponto de Memória Estadual identificou-se a existência do Regional de Seu Chiquinho, que através do chorinho e música carnavalesca, animou muitas festas particulares, bares e carnavais na Barra do Jucu entre os anos 1980 e 2010 quando veio a falecer.

Por duas décadas realizou diversas apresentações no circuito cultural do Estado, com destaque para a festa anual do choro promovida no Morro dos Alagoanos, em Vitória, conforme registrado no Facebook:

https://www.facebook.com/RegionaldoseuChiquinhoSaudades/mentions

Seu Chiquinho foi o homenageado do Circuito Nacional do Choro Publicada em 21/08/2009, – Diário de Vitória, confirmando o reconhecimento a nível Estadual e Nacional.

Objetivando resgatar o Chorinho da Barra do Jucu, homenageando o grande Mestre “Seu Chiquinho” e fomentar a sua continuidade através das novas gerações, o Museu Vivo da Barra do Jucu propõe através deste projeto, realizar também o levantamento de sua Memória, com formação musical instrumental de corda e percussão e formação de novo grupo de chorinho, culminando no Projeto “1º Encontro de Grupos de Chorinho da Grande Vitória”, antecedendo e no dia Nacional do Chorinho 02 de abril.

O projeto também revitaliza o chorinho na Barra do Jucu com incentivo a profissionalização do grupo promovendo apresentações nos bares e restaurantes locais, municipais e estaduais, bem como nas diversas festividades municipais e estaduais.

Para as oficinas de formação musical pretende-se envolver adolescentes e jovens da comunidade da Barra do Jucu e demais bairros adjacentes com total de 20 alunos por oficina de instrumento de corda e 10 alunos por oficina de instrumentos de percussão. Estas oficinas terão carga horaria ade 3 horas semanais, durante 6 meses totalizando 60 horas e serão ministradas na Sede do Museu vivo da Barra do Jucu.

O 1º Encontro de Grupos de Chorinho da Grande Vitória será realizado na Praça Pedro Valadares com grande festa comemorativa ao Dia Nacional do Chorinho com participação das entidades organizadas da comunidade com barraquinhas de artesanato, comidas e bebidas típicas promovendo a economia criativa local.

Estima-se a participação direta de 5.000 pessoas e dezenas de milhares indiretamente com a transmissão ao vivo pelas redes sociais do Museu Vivo.

Programação do Projeto

LANÇAMENTO – DIA 08/12/23 – 20H – REPÚBLICA DA BARRA

OFICINAS DE CAVAQUINHO – 60h / 3 horas por semana / domingos das 9 às 12h na sede do Museu Vivo – Professor: Alexandre Araújo – 10 vagas.

OFICINAS DE VIOLÃO – 60h / 3 horas por semana / domingos das 9 às 12h na sede do Museu Vivo – Professor: Jorge Gabriel – 10 vagas.

OFICINAS DE PANDEIRO – 60h / 3 horas por semana / domingos das 9 às 12h na sede do Museu Vivo – Professor: Edu do Pandeiro – 10 vagas.

Programação das Aulas

Fevereiro: dias 04, 18 e 25.

Março: dias 03, 10, 17, 24, e 31.

Abril: dias 07, 14 e 28.

Maio: dias 05, 12, 19 e 26.

Junho: dias 02, 09, 16, 23 e 30.

Inscreva-se através do formulário abaixo:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS