Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu

O congo é um dos principais patrimônios imateriais do Espírito Santo, um dos principais atrativos culturais e turísticos de Vila Velha. Buscando valorizar toda essa riqueza cultural, o Museu Vivo da Barra do Jucu, em parceria com algumas das dezenas de Bandas de Congo Capixabas, está realizando a II edição do projeto “O Congo Capixaba no Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu”, com apresentações das bandas de congo e promoção de oficinas entre maio e junho de 2024, conforme calendário abaixo.

O Corredor Cultural e Gastronômico incentiva o turismo e a ocupação dos espaços públicos do bairro, fortalecendo o comércio local e incentivando às artes, por meio da Galeria Livre, artesãos e outros espaços artísticos. Com os desafios trazidos pela pandemia, o projeto chega para fomentar o conhecimento e a participação dos moradores e visitantes em atividades culturais, fazendo girar a economia criativa e o turismo no município, criando momentos de encontro para vivência do congo.

A ideia é incentivar ainda um calendário de apresentações para além das temporadas de fincada e retirada de Mastros de São Benedito.

Que rufem os tambores e as casacas!

A abertura do evento será na quinta-feira, 23/05/24, com a banda Mestre Alcides e a banda Amores da Lua, e o agito acontece no canto do Barrão, na Av. Anderssem Fidalgo Pereira, colado ao Morro da Concha, à partir das 15h.

Já no dia 30/05/24, quem comanda os tambores e casacas é a banda Raízes da Barra e a banda São Sebastião e São Benedito de Piapitangui, na Praça Pedro Valadares, à partir das 13h.

Para finalizar o projeto, será realizado a última apresentação, no dia 07/06/24, com a banda Tambor Jacaranema e a banda de Bicanga, à partir das 19h.

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES!

CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DA ÚLTIMA EDIÇÃO REALIZADA EM 2022 E 2023

Clpping do Projeto