Projeto Chora Barra: “Carne de Gato” se apresenta no dia 28 de abril na Barra do Jucu

Domingo com Chorinho na Barra do Jucu

Carne de Gato é a atração da Barra do Jucu neste domingo, 28

O Museu Vivo da Barra do Jucu comemora neste domingo, 28 de abril, o Dia Nacional do Choro. A partir das 13 horas no Espaço República da Barra. A atração principal é o Grupo Carne de Gato, um dos mais tradicionais do Chorinho Capixaba. Também haverá aulão do projeto Chora Barra.

23 de abril é o Dia Nacional do Choro. Uma homenagem à Pixinguinha, que foi um importante expoente da Música Popular brasileira, em especial do Chorinho, e que fazia aniversário neste dia.

E o Projeto Chora Barra comemora a data trazendo para a Barra do Jucu o Grupo de Chorinho Carne de Gato, um dos mais tradicionais do Espírito Santo.

O evento musical será no dia 28 de abril, Domingo, a partir das 13 horas, no Espaço República da Barra Bistrô (Av. Vasco Coutinho, 42, Barra do Jucu, VV-ES), a partir das 13 horas.

Começa com uma feijoada beneficente para as atividades do Coral Canta Barra. Depois haverá um aulão das oficinas de Violão, Cavaquinho e Pandeiro, do Projeto Chora Barra. Em seguida o show do Grupo Carne de Gato.

Grupo Carne de Gato

Às vésperas de completar 26 de existência, o Grupo Carne de Gato vem se mostrando com o fôlego de gato para atravessar mais que duas décadas, se dedicando ao melhor de nossa música matriz – o choro, e nesse cultivo perpassando por muitos outros gêneros, para confirmar que a expressão o choro é a nossa matriz.

Demonstrando que os gêneros de música popular que se seguiram, maxixe, samba e o xote nordestino, por exemplo, já estavam bastante consolidados nos gêneros que os antecederam, como a polca, o lundu e a schottisch, por onde o universo do choro transita.

Desde o início de sua formação como quinteto, que contava com a pianista e mestre em educação Rosângela Fernandes, com o flautista e professor doutor José Benedito, além dos fundadores e atuais integrantes o mestre em semiótica e violonista de sete cordas Nelson Gonçalves Pereira; Alexandre Araujo, Bandolinista e Musico terapeuta, dedicado a pesquisa na área de música popular e particularmente do choro.

A pauta do Carne de gato sempre esteve voltada para a divulgação, a irradiação do gênero, através de palestras, work-shops, minicursos e oficinas, com o formato de recitais ilustrativos e comentados.

Quanto as apresentações artísticas podemos destacar que o grupo tem se apresentado em palcos, principalmente de festivais, por todo o Espírito Santo e pelo Brasil afora.

A partir de 2018 a flautista Rúbia de Moraes e o percussionista Rodrigo Souza passam a integrar o grupo, que se estabelece como quarteto.

Da Esquerda para a direita: Rodrigo Souza (percussão), Rúbia de Moraes (Flauta Transversal), Alexandre Araujo (Bandolim, Alaúde espanhol e cavaquinho) e Nelson Gonçalves Pereira (Violão de 7 cordas).

Projeto Chora Barra

O Projeto Chora Barra teve início em dezembro de 2023 e tem como foco o resgate da memória de Francisco Firme, o Seu Chiquinho, um dos pioneiros do chorinho capixaba. E também promover o ensino da música, a iniciação musical em alguns instrumentos que compõem o Choro, o cavaquinho, o violão e o pandeiro. Além de promover eventos com grupos de chorões na Barra do Jucu.

“A Barra do Jucu já teve forte tradição do Choro, principalmente com Seu Chiquinho. Então buscamos resgatar esse ritmo musical por aqui e isso já vem acontecendo aos poucos. Todas as manhãs de domingo, as oficinas musicais já promovem um som diferente na nossa comunidade e isso é muito agradável”, afirma Ricardo Vereza, organizador do evento.

O projeto também está promovendo a formação musical em três instrumentos que compõem o Chorinho que são o violão, o cavaquinho e o pandeiro. São oficinas para a iniciação neste estilo musical que terão início em fevereiro.

O Projeto Chora Barra é executado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu. Foi aprovado no edital 013/22 do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura-ES) e tem o apoio do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-ES).

Museu Vivo

O Museu Vivo da Barra do Jucu tem como lema “Saberes Populares Caminhos do Amanhã”. É uma organização cultural, sem fins lucrativos, criado em 2015 para preservar e incentivar as tradições culturais da comunidade.

“E agora damos início à execução do projeto Chora Barra que nos anima muito. Queremos ver a Barra voltar aos bons tempos do chorinho de Seu Chiquinho que deixou saudades em todos aqui. Temos muito talentos musicais e temos certeza que o chorinho encontrará terreno fértil por aqui”, destaca Ricardo Vereza, coordenador do Museu Vivo.

A Barra do Jucu tem uma forte tradição de Congo, mas o Chorinho marcou muito a comunidade através de Seu Chiquinho que tocava nos carnavais,  bares e principais eventos da cidade. “Nosso objetivo ao apresentar o projeto foi de resgatar a memória de grande tocador, Seu Chiquinho, mas também valorizar a diversidade cultural e musical da comunidade” afirmou Vereza.

Comemoração do Dia Nacional do Choro

Apresentação do Grupo “Carne de Gato”.

Dia: Dia 28 de abril – Domingo – A partir das 13h

Local: República da Barra Bistrô – (Av. Vasco Coutinho, nº 42, Barra do Jucu, VV-ES

Entrada: Gratuita

Feijoada Beneficiente: R$ 30,00 por pessoa.

Mais Informações

Coordenador do Museu Vivo – Ricardo Vereza (27) 98891-6021

Assessoria de Imprensa – Marina Filetti (27) 98848-4304

Acompanhe das atividades do Museu Vivo da Barra do Jucu através do site