Você sabe o que é Museologia Social e Economia Criativa, temas muito presentes quando a discussão envolve o fomento à cultura?  Uma oportunidade de saber mais sobre o assunto é o III Seminário do Museu Vivo da Barra do Jucu, que acontece nos dias 27 e 28 de Setembro , no auditório da Escola Tuffy Nader, na Barra do Jucu.

O evento é mais uma ação do Museu Vivo da Barra do Jucu, organização social e cultural de moradores  da comunidade da Barra do Jucu, criada em 2015, e estruturado de forma independente para desenvolver ações de resgate da história da cultura da Barra do Jucu.

Para falar sobre Museologia Social, o Museu Vivo convidou o professor João Bispo, coordenador do 1º Ponto de Memória do Estado, na comunidade de São Pedro, em Vitória. O tema da Economia Criativa estará a cargo do subsecretário de Cultura de Vila Velha, Eliomar Mazoco.

O evento ainda vai abordar experiências concretas de economia criativa e apresentar os resultados dos projetos executados pelo Museu Vivo, como a Galeria Viva e o Ponto de Memória. “É um momento de debate importante sobre os rumos da nossa cultura, mas também de prestação de contas à comunidade que tem apoiado e participado sempre das atividades que realizamos”, afirmou Ricardo Vereza, da coordenação do Museu Vivo.

Além de palestras e debates, o evento também vai contar com apresentações culturais de bandas de congo, coral e poesia. Além disso terá o café com prosa, momento de apresentação do Coletivo Nísia, um grupo organizado de mulheres jovens que que utilizam a poesia para falar, denunciar e protestar.

Museu Vivo

O Museu Vivo é uma organização da comunidade da Barra do Jucu criada em 2015 para atuar no resgate de tradições e fomento de atividades culturais e ambientais na comunidade. Foi antecedido por um movimento denominado Culturada Viral, que reagiu à situação de abandono e violência presente no cotidiano da Barra.

Após o Culturada Viral, foi formado então o Museu Vivo que desde então vem atuando na comunidade. Em 2015 foi realizado o I Seminário que abordou a experiência de outras organizações e Museus Vivos.

A segunda edição do seminário aconteceu em 2016 já incentivando o debate sobre a economia criativa. Em 2017, em virtude da atuação do Museu Vivo,  a comunidade sediou a Teia de Pontos de Memória, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Serviço:

III Seminário do Museu Vivo da Barra do Jucu

Tema: Museologia Social e Economia Criativa

Dias 27 e  28 de Setembro

Sexta-feira  – a partir das 19h

Sábado – a partir das 8h

Local: Auditório da Escola Tuffy Nader – Barra do Jucu – Vila Velha (ES)

Saiba mais sobre o Museu Vivo da Barra do Jucu:
www.museuvivodabarradojucu.com.br
facebook.com/museuvivodabarradojucu