Serão mais de 40 atrações transmitidas nos dias 09, 10 e 11 de abril (sábado a domingo), pelo Canal do Museu Vivo. As bandas Casaca, Samba Soul e Barratuque, além das bandas de congo, marcam presença no evento.

Se é arte, ela acontece na Barra do Jucu. E se acontece, é preciso mostrar para o mundo, curtir e valorizar o trabalho dos artistas. Este é o foco principal da Culturada Viral Virtual 2021, realizada pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, nos Dias 09, 10 e 11 de abril,  que é divulgar o trabalho dos artistas locais e falar da história e da cultura da comunidade.

Serão três dias de programação com shows musicais, apresentação das bandas de congo local, aulas de gastronomia, exibição de filmes e bate-papos sobre Carnaval, música, teatro, esportes e artesanato.

Em virtude da gravidade da pandemia do Corona Vírus, tudo foi filmado com antecedência e obedecendo todos os protocolos de segurança e será transmitido pelo Canal do Museu Vivo da Barra do Jucu (https://www.youtube.com/channel/UC09uYHqTKlui4R81ZY-sjww)  e pelas redes sociais do Museu e da Culturada Viral.

O projeto foi aprovado pelo Edital de Artes Integradas da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-ES) e com recursos da Lei Aldir Blanc. Além de promover a economia criativa local, o projeto também visa colaborar com a classe artística, um dos segmentos mais impactados economicamente pela pandemia.

Segundo o membro da coordenação do Museu Vivo e da organização do Projeto, Sebastião da Silva Rodrigues, o Sebaba, um total de quase 100 pessoas, entre artistas e profissionais foram envolvidos na produção do evento. “Isso tem movimentado a Barra do Jucu, de forma direta a classe artística, e indiretamente toda a comunidade”, afirmou.

Além da programação cultural transmitida durante o evento, será inaugurada a nova edição do Projeto Galeria Livre de Arte, com a pintura de 13 novos murais na comunidade, que serão dotadas de código QR com identificação do autor e do conteúdo da obra. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve a participação de 10 renomados artistas plásticos do Estado.

“Há muito tempo, a Barra do Jucu tem estimulado a pintura nos muros das casas, como forma de valorizar o trabalho dos artistas, mas também tornar a comunidade uma galeria aberta, de acesso democrático a este tipo de trabalho que geralmente fica contido dentro das galerias”, afirmou Ricardo Vereza, também coordenador do Culturada Viral.

Participam desta edição da Galeria Livre os artistas Kleber Galveas, Roger de Araujo, Marcelo Leão, Vinicius Oliveira (Burrin),  Luiza Rocha,  Fatinha Nascimento,  Thomaz Musso, Maria Lúcia Alcantara Milanezi, Leonardo Rocha e Francione Salvador.

Para o diretor de cinema e que atuou na equipe de produção do evento, Ricardo Sá, “A Barra do jucu é seguramente um dos mais importantes polos culturais do ES e o Culturada Viral é o encontro destes fazedores de cultura. Uma oportunidade para quem estiver em casa buscando uma programação que promete alegria, conhecimento e alto astral “, afirma.

O que é a Culturada Viral

A Culturada Viral é um movimento que nasceu em 2015, realizado voluntariamente por moradores preocupados com a escalada da violência no bairro. O objetivo era ocupar espaços ociosos na comunidade com arte e cultura.

A primeira Culturada Viral aconteceu de 14 a 17 de maio de 2015. Cerca de 40 eventos foram realizados nos quatro cantos da comunidade. Uma apologia ao Viradão Cultural de outras cidades.  

Já a segunda Edição foi de 24 a 28 de junho, também  em 2015, e batizada de Culturada Viral Barra do Jucu Sustentável. Dessa vez com uma preocupação mais acentuada com as questões ambientais.

Foram abordados neste evento a proteção de recursos naturais como a foz do Rio Jucu, a reserva de Jacarenema, o Morro da Concha, e ausência de saneamento básico na comunidade e no entorno. E em maio de 2016, de 13 a 15, aconteceu então o terceiro momento, a Juculturada Cidadã, com um olhar cultural, de cidadania e foco nos problemas sociais e ambientais da comunidade e do Rio Jucu.