“Chorinho da Vila” se apresenta no Barra Sunset, na Barra do Jucu, no dia 21/01/2024

Domingo com Chorinho na Barra do Jucu

É a apresentação do Grupo Chorinho da Vila com a apresentação Cordas do Barrão. Neste domingo, 21, a partir das 10 h, no Barra Sunset (antigo Barra Acústico). É o projeto Chora Barra do Museu Vivo

Chora Barra, chora!!!! Mas chora a alegria vinda das cordas do cavaquinho e do violão, e  das batidas compassadas do pandeiro.

E se você quer chorar alegremente, numa manhã de domingo, então já está convidado para o Segundo Encontro Musical do Projeto “Chora Barra”.

É neste domingo, 21, de 10h às 14 h, a apresentação do Grupo “Chorinho da Vila” e o musical “Cordas do Barrão”. O Grupo reúne os músicos Jorge Gabriel no violão, Cesar Almeida no pandeiro e Rodrigo Souza no Pandeiro.

Tudo acontece no Espaço Barra Sunset (antigo Barra Acústico), em frente à Praia do Barrão, na Barra do Jucu. O evento é uma realização do Museu Vivo da Barra do Jucu.

O Projeto Chora Barra foi aprovado no Edital 013/22 do Fundo Estadual de Cultural, e tem o apoio do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Cultura (Secut-ES).

Projeto Chora Barra

A apresentação do musical é  parte do Projeto “Encontro, Memória de Seu Chiquinho e FORMAÇÃO de Chorinho da barra do Jucu” – CHORA BARRA“.

O projeto vai promover formação musical em três instrumentos que compõem o Chorinho que são o violão, o cavaquinho e o pandeiro. Serão oficinas para a iniciação neste estilo musical que terão início em fevereiro.

Também está sendo feito o resgate da memória de um dos músicos mais importantes do Choro no Espírito Santo, Francisco Firme, o Seu Chiquinho. Na Barra do Jucu, onde morou por muitos anos, tocou desde os anos 50. Criou um ritmo próprio de Choro batizado de “Emboladinha”. Foi reconhecido por muitos movimentos musicais e recebeu inúmeras homenagens, entre elas do Circuito Nacional do Choro em 2009.

Museu Vivo

O Museu Vivo da Barra do Jucu tem como lema “Saberes Populares Caminhos do Amanhã”. É uma organização cultural, sem fins lucrativos, criado em 2015 para preservar e incentivar as tradições culturais da comunidade.

“E agora damos início à execução do projeto Chora Barra que nos anima muito. Queremos ver a Barra voltar aos bons tempos do chorinho de Seu Chiquinho que deixou saudades em todos aqui. Temos muito talentos musicais e temos certeza que o chorinho encontrará terreno fértil por aqui”, destaca Ricardo Vereza, coordenador do Museu Vivo.

A Barra do Jucu tem uma forte tradição de Congo, mas o Chorinho marcou muito a comunidade através de Seu Chiquinho que tocava nos carnavais,  bares e principais eventos da cidade. “Nosso objetivo ao apresentar o projeto foi de resgatar a memória de grande tocador, Seu Chiquinho, mas também valorizar a diversidade cultural e musical da comunidade” afirmou Vereza.

II Encontro Musical do Projeto “Chora Barra”

Apresentação do Grupo “Chorinho da Vila” e o musical “Cordas do Barrão”.

Dia: Domingo, 21 de janeiro,  de 10 h a 14 hs

Local: Espaço Barra Sunset (antigo Barra Acústico), em frente à Praia do Barrão, na Barra do Jucu.

Coordenador do Museu Vivo – Ricardo Vereza (27) 98891-6021

Assessoria de Imprensa – Marina Filetti (27) 98848-4304