Zeiza Jorge
ZEIZA JORGE
Trabalha com a Cultura Popular na Barra do Jucu com intervenções na Banda de Congo Tambor de Jacaranema, criando e recuperando seus antigos e tradicionais Estandartes, onde criou seu primeiro estandarte com uma pintura do convento da Penha de autoria de Kleber Galvêas.
Esta experiência a levou há mais de 15 anos a criar Estandartes decorativos de Anjos, Santos e Orixás, tendo representado o Estado em exposições em Santa Catarina, no Encontro das Nações junto aos Ícones Capixabas como as Paneleiras e os construtores de Tambores e Casacas de Congo e exposições no Estado no Museu do Negro, Artesanato, Festa da Penha, Exposição no Caribe e Casa Cor 2017, entre outros.
Atuou também no Teatro da Barra responsável por aproximadamente 150 figurinos, como produtora e guardiã da memória do teatro (clippings, fotos, recortes, que o grupo vem “guardando” por todos estes anos).
Zeiza é membro fundadora do Museu Vivo da Barra do Jucu e instrutora das oficinas de Estandartes, Costura, Bordado e Patchwork.
Criou e comanda o Núcleo Produtivo do Museu Vivo e sua atuação em muito contribui para a valorização de nossas origens e raízes culturais.
Venham conhecer um pouco mais da atuação, do trabalho e da colaboração de @zeizajorge ao Núcleo Produtivo do Museu Vivo, brevemente em nosso site.
#artesanatocapixaba #barradojucu #culturacapixaba #quemsabefaz
Imagem: Paolo de Souza
Projeto: Eternamente Barra 2021
Apoio: Funcultura e Secretaria da Cultura do governo do estado do Espírito Santo – SECULT/ES.