Sagrada Ancestralidade
O projeto “Sagrada Ancestralidade” está realizando o Mapeamento das Instituições de Matrizes Africanas existentes no município de Vila Velha, sendo executado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, através do Chamamento Público Nº 002/2022, utilizando os recursos do Fundo de Cultura Municipal / Prefeitura Municipal de Vila Velha, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SEMCULT, somado aos recursos do Funcultura Estadual – Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo – SECULT/ES.
O projeto aprovado em 2022, passou por um período de planejamento, com início da execução durante o ano de 2023, sendo continuado no ano de 2024, com previsão de entrega final no encerramento do ano de 2024.
Está sendo um grande avanço para a comunidade tradicional de Matrizes Africanas, sendo Vila Velha um exemplo a ser seguido em todo o território estadual e nacional.
Toda a pesquisa resultará em um book interativo que será disponibilizado aqui no site do Museu Vivo e também terá tiragens físicas disponibilizadas gratuitamente ainda em 2024.
No dia 1º de julho de 2023, o Museu Vivo da Barra do Jucu iniciou no auditório da Fundação Carmen Lúcia, a execução do Projeto Sagrada Ancestralidade ao realizar a Oficina de Capacitação do Mapeamento das Casas de Matrizes Africanas existentes no município de Vila Velha.
Estiveram presentes representantes de várias casas do município, dando início às atividades de registro ainda neste mês de julho, que se estenderão até os próximos meses.
No dia 29 de julho de 2023, o Museu Vivo da Barra do Jucu lançou o Projeto Sagrada Ancestralidade no República da Barra Bistrô.
Estiveram presentes representantes de várias casas do município. Tivemos a presença do Vereador Joel Rangel, do criador do nome “Sagrada Ancestralidade”, o ex sub secretário de cultura de Vila Velha, Manoel Góes.
Mutirão de Cadastramento das Casas de Matrizes Africanas nos 90 bairros que compõe o município de Vila Velha. A TVE divulgou o mutirão através da matéria abaixo.
Entrevista do programa TVE Revista, da TVE/ES, com o coordenador do projeto Sebastião Sebaba, sobre o Fórum Estadual de Matrizes Africanas.
Abaixo, é possível assistir a gravação do encontro realizado no República da Barra Bistrô, no dia 03 de dezembro de 2023.
Livro Catálogo do Mapeamento das Unidades Territoriais Tradicionais de Matriz Africana sediadas em Vila Velha/ES. Leia abaixo a versão virtual.
Em breve sairá a versão impressa.
(Arraste as imagens acima para o lado ou faça download do livro em PDF, através do link abaixo)