Teatro da Barra

O Teatro da Barra/ES é uma companhia teatral que desenvolve há 41 anos oficinas de iniciação e capacitação das artes cênicas e cinematograficas, produção literária e consultoria pedagógica, resgate e manutenção da memória cultural local e atividades festivas que pontuam eventos de agregação e interação comunitária.

Criado em 1976 pelo diretor Paulo DePaula, quando esteve à frente da Coordenação do Núcleo de Artes da UFES, a Cia Teatral “Teatro da Barra/ES”, sediada na Barra do Jucu, apresenta a força do teatro Anchietano, nas praças, contando as histórias e as lendas da Capitania do Espírito Santo. Através de seus textos, apresenta a formação da sociedade capixaba a partir da narrativa das histórias de seus governantes, do seu povo e principalmente a história do Padre José de Anchieta, hoje Santificado.

O Teatro desenvolvido por Paulo DePaula valoriza as expressões populares e seus mantenedores, incluiu no Teatro e levou ao palco do Teatro Castro Alves pela primeira vez, em 1976, a Banda de Congo da Barra do Jucu, apresentando os mestres Honório e Alcides e as raízes da maior expressão cultural barrense, capixaba e brasileira.

Muito procurada por alunos de ensino fundamental e médio, a sede social do Teatro abriga um acervo de 40 anos da história do teatro capixaba, objeto de pesquisa de escritores, pesquisadores e acadêmicos; reúne também um extenso e valioso figurino dos seus espetáculos e expõe uma exposição permanente da sua história. O Teatro desenvolve ainda o Cineclube Claudino de Jesus, que reúne o acervo cinematográfico do ator Paulo DePaula e filmes que têm a Barra do Jucu como cenário. Produz uma Oficina de cinema para jovens e investe na produção de filmes de estudantes. Também faz parte do Teatro o Núcleo Bob DePaula de teatro infantil, reúne crianças até 16 anos, promovendo a formação de plateia, o contato com o teatro e capacitando nas oficinas de iniciação nas artes cênicas o universo teatral. Os grupos protagonizam espetáculos montados pelo coletivo e participam das atividades culturais e de projetos comunitários do meio ambiente desenvolvidas principalmente com os professores do UMEF Dr.Tuffy Nader. Esse projeto de imersão cultural proposto pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, visa a construção de uma ponte que fortaleça a troca de saberes e fazeres entre a comunidade escolar e toda a comunidade da Barra do Jucu, a fim de que possibilitaremos o aumento do rendimento escolar, da qualidade de vida e a sustentabilidade da Região 5.

O Teatro da Barra/ES constrói seus espetáculos com a participação de elementos representativos dos grupos da cultura popular local. Sendo assim os grupos Coral Canta Barra, Folia de Reis, Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema, Coral de Vozes das Crianças Catequistas, músicos e instrumentistas locais sempre fazem parte das encenações realizadas.