Parque Natural Municipal de Jacarenema
O Parque Natural Municipal de Jacarenema tem uma área de 346,27 hectares composta pela Reserva de Jacarenema, a Praia da Barrinha, o Morro da Concha, o manguezal na foz do Rio Jucu, diferentes formações de vegetação de restinga e vegetação ciliar às margens do Rio Jucu. Tudo isso compõe um mosaico paisagístico atraente e de fundamental importância ecológica. Abriga amostras significativas da fauna regional, englobando a vida animal do mangue, aves e mamíferos de médio porte.
O Parque fica localizado na zona costeira da comunidade da Barra do Jucu, no município de Vila Velha, ES, região sudeste do Brasil. É o único parque ambiental, com estas características e extensão, localizado em área totalmente urbana do Espírito Santo. Sua área possui características privilegiadas pela geografia, contemplando remanescentes de restinga que, no passado, cobriam toda a extensão do litoral capixaba. Em virtude da proximidade das Ilhas de Itaparica e Itatiaia com a foz do Rio Jucu, essa região tornou-se o local adequado à reprodução de garças e andorinhas do mar, além de constituir em fonte de alimento para os bandos e seus filhotes.
A expansão industrial e imobiliária reduziu em todo o mundo os recursos naturais e as áreas verdes de grande importância ambiental, ameaçando de extinção milhares de espécies da flora e da fauna do planeta. Não foi diferente com o Parque de Jacarenema, que até os dias atuais ainda fica sob a mira de projetos empresariais que não reconhecem sua importância como fonte de vida e berçário de muitas espécies.
A luta pela sua preservação já atravessa várias décadas e envolve principalmente a comunidade da Barra do Jucu, cuja história é profundamente ligada a todo o bioma do parque. O Rio Jucu, que aqui se encontra com o mar, completando assim sua saga, sempre foi um elo de ligação com outros municípios e comunidades do interior do Espírito Santo.
Mais sobre Jacarenema no site do Ponto de Memória: