Jacarenema – Flora e Fauna
Os ataques predatórios e a poluição reduziram em muito a riqueza de espécies animais e vegetais existentes no Parque. Entretanto a biodiversidade resiste como registra o Plano de Manejo, contratado pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, e realizado em 2010. De acordo com o estudo, o Parque Natural Municipal de Jacarenema apresenta 12 diferentes tipologias de vegetação com 271 espécies distribuídas em 83 famílias. As mais conhecidas são a aroeira, almesca, pitanga, araçá-da-praia e a bromélia.
O Plano também registra a presença de 212 espécies de avifauna no parque, como coruja buraqueira, gaviões, periquitos e o sabiá-da-praia, que se encontra na categoria “em perigo”, na lista de fauna e flora ameaçada do Espírito Santo.
No trecho do Rio Jucu, da Praia da Barrinha e do costão do Morro da Concha foram registradas 63 espécies de peixes distribuídas em 28 famílias. Destaque para robalo, tainha, xaréu, xixarro, peroás, guaiviras e baiacus.
O Goiamum é uma espécie de crustáceo muito comum na região, de grande importância ecológica e econômica, e que se encontra também na lista de espécies ameaçadas no estado. Tamanduás, lontas, tatus, ouriços-cacheiros, cobras, lagartos e muitos outros animais pequenos e de médio porte completam o ciclo da vida que insiste e persiste no Parque de Jacarenema, tornando esse ecossistema tão belo e sedutor.
Os galhos de seus manguezais também servem de leito para milhares de garças que no final da tarde aqui chegam em revoada buscando pouso e abrigo.
Veja aqui um álbum com mais de 100 espécies da flora de Jacarenema.
Mais sobre Jacarenema no site do Ponto de Memória: