Congo – Banda Mestre Honório
Balança Celina,
Balança meu bem!
Balança que eu quero ver.
Se você pegar olhado, ô Celina,
Eu vou mandar te benzer.
Jongo cantando pelas bandas de congo da Barra do Jucu
Em 1993 a banda de Congo da Barra do Jucu deixou de se chamar assim e passou a se denominar Banda de Congo Mestre Honório, pois neste ano morreu Mestre Honório de Oliveira Amorim, aos 78 anos. As suas cores continuam sendo azul e branco. Na época seus principais componentes eram: Mestre Daniel, Beto Pêgo, Cintia, Juracy, Vitalino, Buchecha, Dona Darcy, Dona Esther, Dona Nadir entre outros.
Em 1998 esta banda de congo foi a primeira do estado a gravar em estúdio um CD, chamado Opereta Cabocla. Em uma reunião realizada no ano 2000, para prestação de contas dos CDs gravados, os integrantes não chegaram a um consenso, houve uma divisão, surgido uma nova banda de congo na Barra do Jucu.
Todas as três bandas de congo daqui são originárias da Banda de Congo da Barra do Jucu, que surgiu na década de 1940 e foi a única na região até 1990. Suas cores eram azul e branco. Seus principais componentes eram na década de 1980 Mestre Honório, Presidente Alcides, Coordenadores Carminha e Geraldo Pignaton, Zé Silva, Daniel, Joao Bagaceira. Haroldo Vieira, João Amaral, Chumbinho, Buchecha, Rose, Dona Darcy, Dona Dorinha, Dona Esther, Dona Nadir, Dona Juracy etc. Esta banda foi a única ate o episódio da gravação da música Madalena, por Martinho da Vila, em 1989, quando por motivos de discórdias internas houve uma divisão. Além da Banda Mestre Honório, a Barra do Jucu conta ainda com a Banda Mestre Alcides e a Banda Tambores de Jacarenema.
Mais sobre o Congo no site do Ponto de Memória: