Carnaval – Bloco dos Mascarados

O Bloco dos Mascarados ou Bloco da Vaquinha e da Mulinha é a manifestação mais tradicional do carnaval da Barra do Jucu. Caracteriza-se pelo uso de vestimenta e máscara para ocultar todo o corpo e disfarce pessoal, para provocar mistério e o não reconhecimento pelos demais foliões. O Bloco desfila toda segunda-feira de carnaval pelas ruas do bairro, a partir das 16 horas, mas a concentração começa logo cedo nas matas da região. Alguns mascarados saem às ruas nos demais dias da festa.

Os preparativos do carnaval dos mascarados na Barra do Jucu iniciam-se meses antes do dia do desfile, com a confecção das máscaras por pequenos grupos em casas e terrenos do bairro. No dia do desfile, a concentração acontece em pontos pré determinados nas matas que sobraram no entorno do balneário, principalmente na Reserva de Jacarenema, e também na restinga que se localiza entre a Barra e Praia dos Recifes.

Os brincantes chegam logo no início da manhã nesses locais e permanecem confraternizando, vestindo as fantasias e “aquecendo” para a folia. Isso, até o momento do desfile, no final da tarde. O cortejo, composto por mascarados e pela vaquinha, segue pelas ruas principais da Barra do Jucu, desde a Praça Pedro Valadares até a Praia do Barrão, podendo mudar conforme a vontade do grupo.

Conheça a história do Bloco dos mascarados.

Saiba mais sobre a preparação, os costumes e as alegorias do bloco.