Participe das Oficinas de Pandeiro, Violão e Cavaquinho inscrevendo-se no Projeto “Chora Barra”

Participe das oficinas de Pandeiro, Violão e Cavaquinho!

As oficinas fazem parte do projeto “Chora Barra II” e serão realizadas na sede do Museu Vivo, localizada na Av. Ana Penha Barcelos, nº 37, 2º andar, Barra do Jucu, Vila Velha – ES.

Quais são as condições para participação?

Podem se inscrever, pessoas de qualquer etnia, gênero, escolaridade e nível socioeconômico.

Os inscritos para esta etapa do projeto, impreterivelmente deverão ter experiência intermediária ou avançada nos instrumentos pretendidos, para participar também de apresentações ao vivo. 

O que é o Projeto “Chora Barra”?

Encontro e Formação de Chorinho na Barra do Jucu:

O projeto realiza a segunda edição do Encontro de Chorinho da Região Metropolitana, homenageando o Mestre falecido Francisco Firme – Seu Chiquinho e formação de grupo de choro, através de oficinas musicais de chorinho, utilizando instrumentos como o pandeiro, violão e cavaquinho.

Sendo o Museu Vivo da Barra do Jucu um importante Ponto de Memória Estadual identificou-se a existência do Regional de Seu Chiquinho, que através do chorinho e música carnavalesca, animou muitas festas particulares, bares e carnavais na Barra do Jucu entre os anos 1980 e 2010 quando veio a falecer.

Por duas décadas realizou diversas apresentações no circuito cultural do Estado, com destaque para a festa anual do choro promovida no Morro dos Alagoanos, em Vitória, conforme registrado no Facebook:

https://www.facebook.com/RegionaldoseuChiquinhoSaudades/mentions

Seu Chiquinho foi o homenageado do Circuito Nacional do Choro Publicada em 21/08/2009, – Diário de Vitória, confirmando o reconhecimento a nível Estadual e Nacional.

Objetivando resgatar o Chorinho da Barra do Jucu, homenageando o grande Mestre “Seu Chiquinho” e fomentar a sua continuidade através das novas gerações, o Museu Vivo da Barra do Jucu propõe através deste projeto, realizar também o levantamento de sua Memória, com formação musical instrumental de corda e percussão e formação de novo grupo de chorinho, culminando no Projeto “1º Encontro de Grupos de Chorinho da Grande Vitória”, antecedendo e no dia Nacional do Chorinho 02 de abril.

O projeto também revitaliza o chorinho na Barra do Jucu com incentivo a profissionalização do grupo promovendo apresentações nos bares e restaurantes locais, municipais e estaduais, bem como nas diversas festividades municipais e estaduais.

Para as oficinas de formação musical pretende-se envolver adolescentes e jovens da comunidade da Barra do Jucu e demais bairros adjacentes com total de 5 alunos por oficina de instrumento de corda e 5 alunos por oficina de instrumentos de percussão. Estas oficinas terão carga horaria de 2 horas por oficina, duas vezes por mês, durante 6 meses totalizando 24 horas e serão ministradas na Sede do Museu vivo da Barra do Jucu. Também serão realizadas 5 apresentações de 1h20min, totalizando 6 horas.

Horários das Oficinas

HORÁRIO DAS AULAS PARA NOVOS INSCRITOS: 09h00 às 10h00.

HORÁRIO DAS AULAS PARA ALUNOS CONTINUADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO: 10h00 às 12h00.

Programação das Oficinas

LANÇAMENTO: Dia 30 de novembro de 2024 (sábado).

OFICINAS: 09 e 30 de novembro / 08 e 28 de dezembro / 05 e 19 de janeiro / 09 e 23 de fevereiro / 09 e 23 de março / 06 e 27 de abril.

ENCONTROS E APRESENTAÇÕES DAS RODAS DE CHORO: 30 de novembro (lançamento) / 28 de dezembro (pré reveillón) / 19 de janeiro (Choro de Verão) / 28 de fevereiro (pré carnaval) / 27 de abril (homenagem ao dia do chorinho).

Formulário de Inscrição

[wpforms_selector form_id=”5936″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][/wpforms_selector]

Equipe do Projeto

Ricardo Vereza Lodi

Ricardo Vereza Lodi

Coordenador Geral

Sebastião da Silva Rodrigues

Sebastião da Silva Rodrigues

Coordenador Técnico

Carlos Magno Receputi de Queiroz

Carlos Magno Receputi de Queiroz

Coordenador de Comunicação, Designer e Webmaster

Marina Filetti

Marina Filetti

Assessora de Imprensa

Eduardo Szajnbrum

Eduardo Szajnbrum

Oficineiro de Pandeiro

Alexandre Araújo

Alexandre Araújo

Oficineiro de Cavaquinho

Jorge Gabriel

Jorge Gabriel

Oficineiro de Violão