Inventário do Congo – Banda de Congo Tambor Jacaranema

Fundada no dia 08 de outubro de 2000, a Banda de Congo Tambor Jacaranema perpetua o patrimônio imaterial do estado do Espírito Santo com atuantes atividades culturais durante esses 22 anos de existência. A banda faz parte da Associação Cultural Tambor Jacaranema, com personalidade jurídica com inscrição em CNPJ sob nº 29.277.801/0001-80, que é representada por uma diretoria que coordena mais de vinte integrantes.

Atua na área sociocultural há duas décadas, sendo a primeira banda de congo a coordenar uma banda de congo mirim, um trabalho de reconhecimento e sucesso na Barra do Jucu. Nos meses de dezembro e janeiro, realiza as tradicionais Fincadas e Retiradas de Mastro em celebração a São Benedito, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha, atraindo milhares de pessoas em cortejo pelas ruas da Barra do Jucu.

Atualmente, após dois anos de inatividade, a banda está com o mesmo ritmo de antes e agora colocando em prática o Projeto Sexta Congo, com apresentação em algum local da Barra do Jucu, mantendo as raízes, fomentando e contribuindo para a cultura do nosso estado.

VÍDEOS & MATÉRIAS

2007 – Fincada de Mastro de São Benedito

(Acervo Ricardo Sá)

2015 – Cortada de Mastro de São Benedito