Inventário do Congo – Banda de Congo Mestre Alcides

A Banda de Congo Mestre Alcides surgiu em 1990. Neste momento não tinha nome, mas como o seu mestre Alcides Gomes da Silva morreu neste mesmo ano, aos 96 anos de idade, em sua homenagem esta banda passou a se chamar Banda de Congo Mestre Alcides. Suas cores são marrom e branco. Seus principais componentes, nesse período, eram: Mestre Alcides, Mestre Zé Silva, José Luís, João Amaral, Chumbinho, Pedrinho, Haroldo, entre outros. Todas as três bandas de congo da Barra do Jucu são originárias da Banda de Congo da Barra do Jucu, que surgiu na década de 1940 e foi a única na região até 1990.

Suas cores eram azul e branco. Seus principais componentes eram na década de 1980 Mestre Honório, Presidente Alcides, Coordenadores Carminha e Geraldo Pignaton, Zé Silva, Daniel, Joao Bagaceira. Haroldo Vieira, João Amaral, Chumbinho, Buchecha, Rose, Dona Darcy, Dona Dorinha, Dona Esther, Dona Nadir, Dona Juracy, Dona Nhonhora, etc.

Esta banda foi a única até o episódio da gravação da música Madalena, por Martinho da Vila, em 1989, quando por motivos de discórdias internas houve uma divisão, surgindo a Banda Mestre Honório e a Banda Tambores de Jacarenema. Hoje a Barra do Jucu conta com quatro Bandas de Congo com a Banda Raízes da Barra.

Atualmente, a Banda de Congo Mestre Alcides continua atuando nas Fincadas e Retiradas do Mastro de São Benedito, nas tradicionais celebrações de fim e início de ano.

Fotos Cortada do Mastro de São Benedito 1997

Fotos Encontro das Nações em São Paulo 1999

Fotos Fincada de Mastro de São Benedito – 2001

(Acervo Dulce Elisa Lodi)