Dona Geralda

GERALDA MARIA TONASSI

✨Nascida em 16 de junho de 1927, em lumiar, estado do rio de janeiro, casou- se com Anísio Luiz Tonassi e em 1971 a família veio para o espirito santo e assim que seu marido conheceu a Barra do Jucu, se encantou pelo bairro e até hoje parte de sua família permanece por aqui.

🌟Ficou viúva com apenas 47 anos e 10 filhos. Mesmo com pouco estudo ensinou a seus filhos o que é honestidade, princípios e gratidão.
D. Geralda, como todos a conheciam na Barra do Jucu, era uma pessoa generosa, doce, engraçada, alegre, forte… Vivia para cuidar da sua família e amigos, sempre amparada pela sua fé em Nossa Senhora Aparecida, sua santa protetora por toda sua vida.❤️

👵🏼Quando da criação do grupo da terceira juventude na comunidade, D. Geralda foi incentivada a participar por sua família, que presenciou o nascimento de uma nova mulher, mas sempre disposta a ajudar os que mais precisavam. Adorava a vida simples e comunitária sempre pensando em como poderia contribuir de forma mais eficaz com a pastoral da criança, na qual ela fazia parte. Resolveu abrir um bazar com renda revertida para a ABECA, associação que atende crianças e suas famílias ❤️❤️❤️. A ideia deu muito certo, todos da comunidade se envolveram e nossa casa virou um local de doação e referência para muitos que, mesmo sem poder comprar, não saiam do bazar de mãos vazias. Por essa e por outras iniciativas foi homenageada em várias ocasiões, inclusive, recebendo homenagem do então deputado estadual Claudio Vereza, na sessão em comemoração ao dia do idoso no ano de 2009.

D.Geralda nos deixou na manhã do dia 27 de janeiro de 2014, de forma suave, generosa e serena, como sempre foi nessa vida.

#barradojucu #personalidadebarrense #historiadabarradojucu #euamoabarradojucu

 

Projeto: Eternamente Barra 2021

Apoio: Funcultura e Secretaria da Cultura do governo do estado do Espírito Santo – SECULT/ES.