Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu – II edição – O Congo Capixaba
O congo é um dos principais patrimônios imateriais do Espírito Santo, um dos principais atrativos culturais e turísticos de Vila Velha. Buscando valorizar toda essa riqueza cultural, o Museu Vivo da Barra do Jucu, em parceria com as Bandas de Congo Mestre Alcides, Tambor Jacaranema e Raízes da Barra, convidando as Bandas de Congo de Piapitangui, Amores da Lua e Bicanga, está lançando o projeto “O Congo no Corredor Cultural e Gastronômico da Barra do Jucu”, com shows e oficinas entre maio e junho de 2024, em ruas e praças do bairro.
O Corredor Cultural e Gastronômico incentiva o turismo e a ocupação dos espaços públicos do bairro, fortalecendo o comércio local e incentivando as artes, por meio da Galeria Livre, artesãos e outros espaços artísticos. Com os desafios trazidos pela pandemia, o projeto chega para fomentar o conhecimento e a participação dos moradores e visitantes em atividades culturais, fazendo girar a economia criativa e o turismo no município, criando momentos de encontro para vivência do congo.
A ideia é incentivar ainda um calendário de apresentações para além das temporadas de fincada e retirada de Mastros de São Benedito. O Projeto está criando um sistema de geolocalização, com QR codes que poderão ser usados pelos visitantes para saber mais sobre os pontos turísticos e atrações do Bairro.
Flyers de Divulgação do Projeto
Cenário do Corredor Cultural e Gastronômico
Fotos da Execução do Projeto
1º dia – Apresentação das Bandas de Congo Mestre Alcides e Amores da Lua, no dia 23 de maio de 2024 (quinta-feira), feriado da Colonização do Solo Espírito Santense, na Praia do Barrão, na Barra do Jucu.
2º dia – Apresentação das Bandas de Congo Piapitangui e Raízes da Barra, no dia 30 de maio de 2024 (quinta-feira), feriado de Corpus Christi, na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, agregando a programação do tradicional evento “Os Passos de Anchieta – XXV edição”.
3º dia – Apresentação das Bandas de Congo Tambor Jacaranema e Bicanga, no dia 07 de junho de 2024 (sábado), na Rua Reginaldo Leão, na Barra do Jucu, agregando a programação do tradicional “Barraiá – XXIII Edição”, evento junino realizado pela Associação Cultural Tambor Jacaranema.
Clpping do Projeto
Equipe do Projeto

Luzia Helena Côgo
Coordenadora Geral, Mobilizadora e Articuladora

Sebastião da Silva Rodrigues
Coordenador e Produtor Executivo

Ricardo Vereza Lodi
Assistente de Produção

Carlos Magno Receputi de Queiroz
Assessor de Comunicação, Designer e Webmaster

Flávia Vidigal
Fotógrafa e Social Media

Marina Filetti
Assessora de Imprensa
