Canal do Congo
Artista: Francione Salvador.
Obra: Canal do Congo.
“Canal do Congo”, é a segunda obra de Francione Salvador, o Dione, na segunda edição do Projeto Galeria Livre de Arte da Barra do Jucu, parte da programação da Culturada Viral Virtual.
Segundo ele, o trabalho é uma releitura da obra original da escritora Marilena Sonegueth. Uma obra impressionista transferida para a arte mural, movimento batizado de Muralismo. Segundo o autor, o trabalho está mexendo com as emoções dos moradores da Barra, e dele também.
“A obra remete a um tempo em que as pessoas conviviam ali ,tomavam banho, pescavam. Trazer de volta esse saudosismo é interessante para mim porque eu participo disso um pouco, é um resgate de emoções”, afirma. “Quando eu faço o impressionismo eu trago o romantismo junto. Os pintores impressionistas eram românticos”, declara.
A obra é um olhar do encontro do Canal do Congo com o Rio Jucu e o mar, tudo aos pés do Morro da Concha. Um retrato para os observadores do local e que as tintas transformam em realidade, dando vontade é de tomar um banhos nas águas mansas pintadas por Dione.
Mais estre trabalho do Projeto Galeria Livre fica localizado no final da Avenida Beira Mar, após o Castelo da Barra.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS LEI ALDIR BLANC 2020.