Carnaval – Bloco Surpresa
É surpresa! Ninguém sabe ainda! É surpresa!
Há 38 anos essa é a resposta dada aqueles que desejam saber antecipadamente qual o tema do teatro carnavalesco do maior bloco de rua da Barra do Jucu – Vila Velha / ES. Dessa agonia (medo) de saber se será um(a) possível citado(a) nas alegorias e letras das músicas do bloco, surgiu o nome do bloco mais comentado no Estado: o BLOCO SURPRESA.
Tudo começou quando saía a galera de 50 a 100 pessoas para os “matos” das redondezas (Jacarenema, Jussara, Expressinho, no Nadinho, etc.) para vestirem-se de mascarados. O grande efeito era não ser reconhecido nas ruas da Barra por ninguém. Do clima de competição entre a galera de mascarados veio a necessidade de inovar, de se fazer diferente uma da outra. Daí foram surgindo as alegorias, as “surpresas”, que eram produzidas nos “matos” e por lá ficavam escondidas até o carnaval. Conhecido pela irreverência, alegria e criatividade, o BLOCO SURPRESA arrasta uma crescente multidão pelas ruas do balneário a cada ano, mantendo a tradição do carnaval de rua mais autêntico e criativo do Brasil. A tradição dos Mascarados, da Mulinha e da Vaquinha continua. O carnaval resgata e ainda cria novas manifestações culturais como o Bloco da Lama, a Festa Fantasia e a Porca da Quarta, surgidos no início dos anos 90. O Bloco da Lama, sai uma semana antes do carnaval – no Sábado –, a Quarta da Porca na quarta-feira de cinzas e a Festa Fantasia na sexta-feira véspera de carnaval.
O BLOCO SURPRESA não se rende aos modismos musicais (músicas de axé, baladas de verão ou sambas de enredo de outras praças) e faz suas próprias canções com o balanço e sotaque barrense; sotaque esse que é caracterizado pelas gírias –“Ióóóhhhh”… –“Espíííiiiiia”…, etc. O Bloco Surpresa detona os maus políticos que “pisam na bola” e os moradores locais que caem em alguma esparrela (“enfiaram o pé na jaca”). Não poupa nem mesmo seus próprios colaboradores e patrocinadores. É isso que atrai tanta gente. Gente que chega pra rir, pular e se divertir, contagiados pela paz, inspirada na revoada das garças do Jucu que formam nuvens de paz todo final de tarde no céu do bairro. O SURPRESA para sair às ruas, conta com a ajuda de alguns colaboradores (que custeiam o carro de som, banda e alegorias) e com esforço conjunto e voluntário de toda a sua diretoria e dos moradores locais. Agora na maior idade, o BLOCO SURPRESA aumenta a sua criatividade e vivacidade sendo que a paz e a alegria continuam sendo o maior carro alegórico.
Caracterizado pela sua irreverência e a criatividade de seus integrantes nativos, o BLOCO SURPRESA, veio conquistando ao longo desses anos a simpatia do público folião e a imprensa local e nacional, como foi o exemplo do inesquecível tema “A guerra do Golfo” com seu famoso “tanque-you”, exibido no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão e em 1998 foi matéria do programa do Faustão, ao vivo num domingo de carnaval. Assim como no ano de 2000, o tema enredo “Cabral – O primeiro turista” foi repercussão no Programa Infantil Cultural da TV Record de São Paulo.
É 2024 e a Surpresa continua…
O Bloco dos Mascarados sai na segunda-feira de carnaval e há muitos anos também acompanha o Bloco Surpresa pelas ruas da Barra do Jucu, junto com a Vaquinha e a Mulinha.
Veja imagens abaixo: