III Encontro das Bandas de Congo da Grande Vitória no Dia do Folclore, na Barra do Jucu
O Museu Vivo da Barra do Jucu entidade criada em 2015 com o objetivo de fortalecer a cultura local, tem desenvolvido projetos de valorização das expressões culturais locais, reconhece o Congo como seu maior potencial que precisa de apoio para se fortalecer e com sua atratividade, ajudar no desenvolvimento sócio econômico e cultural da comunidade e do município de Vila Velha.
As Bandas de Congo, como todos os agentes culturais, encontram-se desmobilizadas e descapitalizadas devido ao período da pandemia do Covid-19, necessitando de incentivo para suas retomadas.
Em 2021, o Museu Vivo, em parceria com o Bloco Surpresa, realizou o evento comemorativo ao dia do Folclore com a participação das Bandas de Congo Tambor Jacaranema, da Barra, e Panela de Barro, de Vitória, com o compromisso da continuidade da realização anual do evento.
O Congo como principal patrimônio imaterial do Estado do Espírito Santo, bem como um dos principais atrativos culturais e turísticos do Estado, precisa ser motivado e potencializado. E é nesse sentido, que o Museu Vivo da Barra do Jucu realiza o III Encontro de Bandas de Congo da Grande Vitória, no dia 19 de agosto de 2023, na Barra do Jucu, em comemoração ao dia Nacional do Folclore com o objetivo de fortalecer, preservar e transmitir saberes sobre o Congo, principal manifestação tradicional e popular do Espirito Santo e reconhecido como parte do Folclore.
Bandas de Congo presentes:
Tambor Jacaranema – (Barra do Jucu)
Mestre Alcides – (Barra do Jucu)
Raízes da Barra – (Barra do Jucu)
Amores da Lua – (Vitória)
Panela de Barro – (Vitória)
Konshaça – (Serra)
Mestre Tagibe – (Cariacica)
Programação do evento:
08h00 as 09h00 – Chegada/recepção das bandas na Praça Pedro Valadares;
09h00 as 10h00 – Café da manhã na Escola Tuffy Nader;
10h00 as 12h00 – Roda de conversa das abandas na quadra da Escola Tuffy Nader;
12h00 as 13h30 – Almoço comunitário na Escola Tuffy Nader;
13h30 as 15h00 – Momento Livre;
15h00 as 17h00 – Cortejo das bandas de congo percorrendo o Corredor Cultural e Gastronômico, partindo da ponte da Madalena, indo até a Beira Mar na Praia do Barrão, chegando no Kintal (Barracão do Bloco Surpresa).
Este projeto é realizado com recursos do Funcultura Estadual e Secretaria de Estado de Cultura – SECULT/ES, por meio do Edital 006/2021 – Culturas Populares e Tradicionais – (Prêmio Mestra Dona Astrogilda Ribeiro dos Santos) e tem apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, da UMEF Tuffy Nader e do Bloco Surpresa.
Galeria de Imagens & Vídeos
Créditos de Imagens & Vídeos: Killian Freitas & Carlos Magno R. de Queiroz
A importância de Manter a Cultura Viva . Com movimentos e manifestações Culturais ,como esse encontro de bandas de CONGO n dia do Folclore na barra do JUCU
A Barra do Jucu merece ser anfitriã das bandas de Congo da Grande Vitória, por ter se mantido fiel às tradições da devoção a São Benedito, mantendo a paz e a simplicidade de vida deste belíssimo território cultural. Graças a ação das bandas de Congo Tambor Jacaranema, Mestre Honório, Mestre Alcides e Raízes da Barra.