Museu Vivo da Barra do Jucu

O Museu Vivo da Barra do Jucu (Vila Velha-ES) foi criado em setembro de 2015 tendo como objetivos inventariar, resgatar e atuar como instrumento de valorização da cultura local e do seu núcleo urbano, contribuindo para o  desenvolvimento econômico e turístico da comunidade e região. Visa ainda promover cidadania despertando o orgulho de morar num lugar bonito e revitalizado, estimular os jovens da região a estudar e participar das atividades culturais, envolvendo-os em projetos socioculturais.

A Barra do Jucu é um importante reduto cultural do Espirito Santo. Peculiar pela resistência a um processo de aculturação urbana. Sua comunidade agrega artistas de diversas frentes ativas, incluindo bandas de congo, intérpretes, compositores, músicos, artesãos, artistas plásticos, grupos teatrais, entre outros.

Além disso, a Barra também é tradicionalmente conhecida por suas belezas cênicas protegidas por áreas de preservação ambiental e pelo patrimônio cultural material e imaterial, que resulta em uma culinária típica de frutos do mar, esportes aquáticos e festas tradicionais. Entretanto, essas características correm o risco de serem perdidas por fatores tais como a globalização da cultura e perda dos saberes tradicionais locais.

Confira abaixo fotos de algumas ações do Museu Vivo da Barra do Jucu.